30 de outubro é o Dia Nacional de luta contra o Reumatismo

30 de outubro é o Dia Nacional de luta contra o Reumatismo

Revisado por: - CRM-SC 4848 RQE 1071
Publicado em 25/10/2018 - Atualizado 08/02/2019Notícias

30-de-outubro-e-o-dia-nacional-de-luta-contra-o-reumatismo

Diferente do que muitos pensam, o reumatismo não é um tipo de doença, e sim o nome de um conjunto de mais de 120 patologias reumatológicas. Entre as mais populares e com maior número de casos, estão a artrite reumatoide, a osteoporose, a artrose e a tendinite.

O diagnóstico precoce e feito pelo médico especialista na área, o reumatologista, é de grande importância para evitar deformidades e limitações dos movimentos articulares. “Há pesquisas que comprovam que o paciente geralmente passa por três médicos, em média, até o diagnóstico correto. Esse ‘caminho’ até o reumatologista normalmente começa no clínico geral ou ortopedista, e pode levar até três anos”, alerta a médica Mara Suzana Cerentini Loreto, Presidente da SCR.

Portal da Ilha

Material revisado por:
- CRM-SC 4848 RQE 1071

Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Pelotas – UFPEL - 1984 Especialista em Medicina Interna e Reumatologia pelo Hospital de Clinicas de Porto Alegre/RS -1985-1989 Especialista em Terapia Intensiva pela AMB e AMIB - 1994 Subespecialidade: Habilitação em Densiometria Óssea pela SBDENS/CBR - 1998 Título de especialista em Reumatologia AMB/SBR - 1988

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas