Artrite reumatoide

Artrite reumatoide


Publicado em 29/01/2020Notícias

artrite-reumatoide
Esta semana a tenista profissional Caroline Wozniacki, de 29 anos, anunciou sua aposentadoria no Austrália Open. Motivo? Quer viajar o mundo a fim de melhorar a conscientização e divulgação da artrite reumatoide, doença com que foi diagnosticada no final de 2019.
A presença de dor diária em pequenas e grandes articulações, principalmente das mãos e punhos, com a sensação de rigidez (dificuldade de iniciar os movimentos pela manhã) e com edema (inchaço) são as principais características da doença. Limita atividades do dia-a-dia e também da vida profissional.
Seu diagnóstico precoce através do exame clínico, exames de laboratório e de imagem (radiografia e ultrassonografia), favorece o início do tratamento de imediato e melhora os sintomas, evitando evoluir com deformidades articulares.
O médico reumatologista é o profissional capacitado para o correto diagnóstico e tratamento adequado.
E, assim como a Caro (como é chamada Caroline), nós da Sociedade Catarinense de Reumatologia (SCR) estamos engajados nesta busca constante de conscientização e divulgação da artrite reumatoide, pois quanto antes o diagnóstico, antes o tratamento e melhor o desfecho!
Dra. Juliane Aline Paupitz, médica reumatologista, membro da Sociedade Catarinense de Reumatologia.
CRM/SC 11.808 RQE 7742

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas