ARTRITES CRÔNICAS DA INFÂNCIA

ARTRITES CRÔNICAS DA INFÂNCIA


Publicado em 24/10/2019Notícias

artrites-cronicas-da-infancia

 

Diferente do que muitos pensam, as doenças reumatológicas não acometem apenas a população adulta e idosa, crianças e adolescentes também podem desenvolver quadros de reumatismo crônico. A artrite idiopática juvenil é a doença reumática crônica mais frequente nesta população. Ela se manifesta antes dos 16 anos, deve ter duração maior do que 6 semanas, podendo acometer uma ou mais articulações. Em geral a criança queixa-se de dor articular, rigidez matinal, fraqueza e incapacidade de mobilizar a articulação acometida. Pode haver febre associada e acometimento de outros órgãos, como inflamação ocular, aumento do fígado e baço, manchas na pele.
O mais importante é lembrar que crianças e adolescentes podem sim ter reumatismo, e procurar um reumatologista sempre que apresentarem queixa de dor articular prolongada.

Silvia Dobes Raymundi – Médica Reumatologista
CRM/SC 11418 RQE 7891

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas