MEMÓRIAS DE UMA PRESIDENTE DA SCR
Em novembro de 2003, no Hotel Fazzenda Park, em Gaspar, assumi, das mãos da Dra. Amazile Toscano, a presidência da SCR. Apesar da ansiedade, senti-me feliz e honrada com a escolha de meu nome pelos colegas e procurei, ao longo de toda a minha gestão, 2004-2005, corresponder aos anseios dos associados, promovendo atualização e aperfeiçoamento científico aliado a encontros de agradável convivênca social e estímulo à amizade entre nossos pares.
Olhando para trás, em direção àquele hoje já distante tempo, relembro que tive a oportunidade de promover reuniões e encontros científicos ao longo do período, de cujo sucesso (“de público e crítica”…) posso me orgulhar e que para mim deixaram impressões duradouras e lembranças muito felizes:
Em abril de 2004, tivemos a alegria de receber dois convidados ilustres, que nos ofertaram conferências brilhantes, de conteúdo que nos estimulou o raciocínio científico e a reflexão existencial, nada menos que o saudoso Dr. William Chahade, do IANSPE-SP (“Circuito Interativo sobre Doença de Chron e Artrite Reumatóide”) e o Dr . Fernando Neubarth, do RS (“Reumatologia na arte, história e literatura – tempo de rever conceitos”).
Considero das mais importantes realizações da gestão o I Encontro Gaúcho-Catarinense de Reumatologia, realizada juntamente com a XXIII Jornada de Reumatologia do rio Grande do Sul, no Hotel Serrano em Gramado, RS, de 24 a 26 de junho de 2004, organizada em conjunto com a nossa Sociedade irmã, a Sociedade de Reumatologia do Rio Grande do Sul. A programação científica foi abrangente e contou com a participação de expressivos nomes da Reumatologia catarinense e gaúcha. Os jantares deliciosos, em que degustamos os fondues e os vinhos da serra gaúcha, foram uma atração à parte, onde não faltaram congraçamento e o calor da recepção dos queridos colegas gaúchos. Lembro que para Gramado, a maioria de nós, catarinenses, viajamos, ida e volta, em um ônibus fretado, sendo o trajeto cheio de conversas animadas e risadas que até hoje ecoam na minha memória.
Em agosto de 2004, em Florianópolis, no Hotel Jurerê Beach Village, recebemos como convidado o Dr Milton Helfenstein, da UNIFESP, que nos atualizou a respeito do “Tratamento da Artrite Reumatóide”, onde tivemos a oportunidade de discutir e tirar dúvidas sobre o uso da leflunomida, droga naquela época ainda “nova” na terapêutica da doença reumatóide. No início de dezembro do mesmo ano, a SCR teve sua reunião de encerramento do período, no Hotel Estância Ribeirão Grande, em Gaspar, SC. Neste encontro tivemos agradáveis atividades de lazer e congraçamento junto aos colegas e familiares, com a presença novamente do querido amigo Dr Fernando Neubarth, àquela altura já alçado à condição de associado honorário da SCR, e de sua família.
Chegou a nossa vez de recepcionar a SRRS em maio de 2005, no Hotel Costa Norte, na praia dos Ingleses, Florianópolis. O II Encontro SC-RS de Reumatologia reuniu mais de 50 colegas de ambas as sociedades, que discutiram amplamente temas de relevância para a prática clínica dos reumatologistas. Aqui em Floripa, como não poderia ser diferente, oferecemos aos convidados a bela vista da praia e os sabores dos frutos do mar, em um memorável jantar no premiado restaurante Antonio´s, em Cachoeira do Bom Jesus. Ao término do evento, o registro do grupo (Foto anexa) foi um toque final bem humorado.
Na sequencia, tivemos outra reunião científica abordando as “Artrites Reativas” , com enfoque multidisciplinar. Tivemos a presença dos convidados Dr. Valter Araújo, “infectologista consultor” da SCR e da Dra Lisiane dos Anjos, patologista clínica. Tivemos a oportunodade de ampliar os conhecimentos sobre o tema, compartilhando a visão desses competentes especialistas. A interdisciplinaridade também foi o fio condutor da próxima reunião, em setembro de 2005 no Hotel Baía Norte, em Florianópolis, que contou com a participação do Dr Eduardo Borba da USP-SP (“Aterosclerose, dislipidemia e doenças reumáticas”) e do Dr Antonio Sbissa (“Atualização no tratamento das dislipidemias”), cardiologista e professor da UFSC. As excelentes conferências basearam a discussão sobre este tema, já naquela época, palpitante e desafiador.
Finalmente, e não menos importante, relembro com gratidão e muito carinho a participação de diversos colegas da SCR, aqui não mencionados nominalmente na intenção de não ser tão extensa. Estes colegas doaram seu tempo e seu conhecimento em aulas que tornaram todas as reuniões ainda mais interessantes e valiosas em nossa formação.
Em outubro de 2005, em reunião administrativa, elegemos por unanimidade o Dr João Elias Moura Jr. como próximo presidente, ao qual entreguei o cargo no mês de dembro de 2005, num encontro em Santo Amaro da Imperatriz, no Hotel Plaza Caldas. Dentre tantos sentimentos despertados hoje por essa “sacudida de poeira” da memória, fica mais forte a sensação de pertencimento, de agradecimento e de alegria por ter contribuído para escrever um capítulo no livro desta família que recebi, conquistei e da qual quero desfrutar sempre, a Sociedade Catarinense de Reumatologia.