O biênio de 2014-2015 foi aquele em que tive o grande prazer de representar a Sociedade Catarinense de Reumatologia na qualidade de presidente dessa nobre organização.
A sensação de alegria e motivação para desenvolvimento de um trabalho que pudesse equilibrar a continuidade da excelência das gestões anteriores e, ao mesmo tempo, agregar inovação; não era menor que o peso da responsabilidade em corresponder às expectativas dos colegas reumatologistas de mais alto nível de todo o Estado de Santa Catarina. Porém, a qualidade da equipe que me circundava e apoiava, fornecia toda a segurança e o suporte para saber que conseguiríamos desenvolver um trabalho à altura de nossa instituição. Dra. Adriana Fontes Zimmermann (Diretora Científica) e Dra. Silvia Dobes Raymundi (Primeira Secretária) efetivamente confirmaram-se como pilares importantíssimos para o sucesso da nossa gestão.
Neste momento da história da nossa instituição, a SCR já vinha num movimento de reorganização administrativa com contratação de escritório de contabilidade e recente alteração do contrato social. Encabeçado pela Dra. Fernanda Mamente Milanez (Primeira Tesoureira), pudemos concretizar e sedimentar o trabalho de organização contábil que vinha se delineando com a gestão anterior do Dr. Gláucio Ricardo Werner de Castro.
Ainda dentro desse retrospecto institucional, é importante relembrar que não possuíamos uma sede efetiva, registro de cadastro dos profissionais associados, nenhum funcionário ou um endereço eletrônico ativo. Foi, portanto, parte da nossa missão, além de realizar a tarefa hercúlea de atualizar os dados cadastrais de todos os associados, e procurar parceiros que pudessem compartilhar espaço para um endereço efetivo de forma a desenvolver adequadamente todas as ações administrativas institucionais, sem, entretanto, aumentar demasiadamente os custos relacionados. Desta forma, conseguimos com sucesso estabelecer parceria com a Associação Catarinense de Medicina de modo a obter um endereço administrativo fixo, telefone fixo, e contar com a ajuda do secretariado institucional da ACM, facilitando processos burocráticos, trocas de correspondências, etc. Ainda através desse contrato de parceria, pudemos contar com o apoio da equipe de tecnologia da informação da ACM e dessa forma ter um link associado, além da total renovação do site. Com a ajuda valiosa da Dra. Kenia Rodrigues, a SCR também ganhou a sua página oficial do Facebook.
Dentro da finalidade da SCR de propagar o estudo da reumatologia em geral, interessando as autoridades constituídas nas questões atinentes a Reumatologia e suas relações com o bem-estar da coletividade, criamos o projeto EDU.C.AR. Esse projeto foi uma parceria da Diretoria de Assistência Farmacêutica da Secretaria de Estado da Saúde (DIAF) e a SCR, objetivando estreitar os laços dos diversos pontos envolvidos na dispensação de medicamentos especiais, desde o médico até o atendente do balcão. Essa capacitação envolveu boa parte dos funcionários da farmácia escola em Florianópolis e os sensibilizou através do processo educacional para uma maior agilidade nos processos de assistência farmacêutica no caso de tais medicamentos. Em contrapartida, a SCR pode compreender melhor quais são os aspectos logísticos envolvidos neste trabalho. A aproximação dos atores envolvidos neste cenário e a compreensão dos diferentes desafios presentes na cadeia, certamente contribuiu para maior fluidez no acesso aos medicamentos para os pacientes reumáticos.
Com relação à atualização científica, a nossa gestão procurou trazer temas inéditos e que pudessem levar a reumatologia para além dos temas palpitantes de praxe. A ideia era de trazer temas relacionados à nossa atuação profissional e que nos fizessem vislumbrar a reumatologia dentro do contexto de outras especialidades e dentro da medicina em geral, de uma forma mais global e holística. Tivemos como palestrantes convidados em nossas reuniões científicas, além de reumatologistas, médicos de outras especialidades tais como: neurologistas, patologistas, ortopedistas, cardiologistas, infectologistas e radiologistas. Discutimos de lúpus à lombalgia, mas também temas como: aplicabilidade clínica de modelos animais, efeito placebo, farmacoeconomia, bioética na relação dos reumatologistas com a indústria farmacêutica e medicina personalizada. O quadro “Reumatologistas na Berlinda” realizado nas duas jornadas catarinenses: no Fazzenda Park Hotel em 2014 (Gaspar-SC) e Águas e Palmas em 2015 (Governador Celso Ramos-SC), trouxeram momentos de aprendizado e descontração. Ainda, não poderia deixar de mencionar a realização de duas jornadas em conjunto com outras especialidades: Cardiologia e Infectologia. Esses eventos trouxeram oportunidades únicas de aprendizado e trocas.
Finalizo dizendo que essa experiência me trouxe sim, muito trabalho e dedicação. Mas nessa função quem mais ganhou fui eu, com muito mais experiência, aprendizado, além da incrível satisfação e sensação de dever cumprido. Agradeço imensamente aos meus colegas pela confiança em mim depositada.