“Doença de Lyme”

“Doença de Lyme”


Publicado em 17/01/2020Notícias

doenca-de-lyme

Justin Bieber, cantor norte-americano de 25 anos, anunciou que tem a “Doença de Lyme”, que causa fadiga (cansaço), dores e manchas pelo corpo devido a uma bactéria transmitida pela picada do carrapato. MAS EXISTE DOENÇA DE LYME NO BRASIL?
Há controvérsias! Uma resposta simples, que anda aparecendo pela internet, é “não”, porque ainda não se identificou a bactéria causadora da doença (chamada “Borrelia”) em nenhum caso brasileiro.
Porém, há vários casos suspeitos no Brasil, de pessoas com sintomas da doença após serem picadas por carrapato. Como no Brasil a espécie de carrapato é diferente da norte-americana e somente foram achados, até agora, traços moleculares da família da bactéria “Borrelia” nestes pacientes, a doença no Brasil é chamada de “Doenca de Lyme-símile” ou “Síndrome de Baggio-Yoshinari” (em homenagem aos cientistas brasileiros que relataram os primeiros casos, em 1992). O mapa abaixo mostra a distribuição de casos suspeitos no Brasil em estudo recente (Oliveira et al., 2017). Vejam que se concentram no Sudeste e no Sul, inclusive em Santa Catarina.
Então, se um paciente no Brasil desenvolve sintomas de dor crônica após picada de carrapato, seu caso merecerá atenção especializada. Pode ser nossa versão brasileira da Doença de Lyme. Será provavelmente um caso difícil para diagnosticar, pois os exames para identificar a bactéria causadora da doença no Brasil ainda não estão bem definidos! O médico reumatologista tem a formação necessária para avaliar o caso suspeito e considerar a possibilidade desta doença, ainda em estudos em nosso país.

Dr. Fabricio de Souza Neves
CRM/SC 9846, RQE 6180
Médico reumatologista, membro da Sociedade Catarinense de Reumatologia
https://screumatologia.com.br/

https://saude.abril.com.br/me…/doenca-de-lyme-justin-bieber/

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas