MIALGIAS DIFUSAS – As causas mais comuns de mialgia difusa são:
● INFECÇÕES sistêmicas, incluindo doenças virais, bacterianas e espirochetas. Como exemplo, temos a dengue e chikungunya onde a dor muscular e articular podem ser intensas devido a esses vírus. Além disso, a vacinação para a dengue também pode causar mialgia significativa (embora de curta duração).
● DOENÇAS REUMÁTICAS, especialmente polimialgia reumática (PMR), miopatia inflamatória ou doença auto-inflamatória.
●Condições não inflamatórias, como fibromialgia e síndrome da fadiga crônica (SFC).
●MEDICAMENTOS, particularmente o uso de estatinas (com ou sem elevação da CPK), bisfosfonatos, ciprofloxacino, inibidores da aromatase ou retirada da terapia antidepressiva.
●DISTÚRBIOS METABÓLICOS, como miopatia mitocondrial, deficiência de vitamina D e escorbuto (falta de vitamina C), podem levar a mialgias, embora essas sejam causas muito mais raras.
●DOENÇA HEPÁTICA, como infecção crônica e doença auto-imune .
●DISTÚRBIOS ENDÓCRINOS, como doença da tireóide e insuficiência adrenal podem levar à dor miopática. É importante notar que a miopatia induzida por glicocorticóides geralmente leva à fraqueza muscular, mas não há dor. ●Psiquiátrica, como nas manifestações somáticas da depressão.
MIALGIAS LOCALIZADAS – As causas mais comuns de mialgia localizada são:
●Exercício ou uso excessivo extraordinariamente extenuante
●Doença dos tecidos moles (como bursite, trauma ou infecção)
●Piomiosite (abcessos musculares múltiplos)
●Síndrome de dor miofascial
●Infarto muscular ou síndrome do compartimento
Além dessas causas, a mialgia pode ser multifatorial, ou seja, nada impede a associação destas situações listadas acima. Como sempre: uma boa história e exame físico antes de qualquer exame complementar são fundamentais para elucidar e finalmente encaminhar para o tratamento adequado toda queixa do paciente.
Mara Suzana Cerentini Loreto Médica Reumatologista
CRM 4848 CFM 1071