Dor nas costas (lombalgia): são inúmeras as suas causas!

Dor nas costas (lombalgia): são inúmeras as suas causas!


Publicado em 01/11/2019 - Atualizado 07/11/2019Notícias

dor-nas-costas-lombalgia-sao-inumeras-as-suas-causas%f0%9f%98%ae%f0%9f%99%84

 

A lombalgia ou dor nas costas é uma das queixas mais comuns do dia a dia da população. Toda e qualquer pessoa pode desenvolver dores nas costas, até mesmo crianças e adolescentes, porém alguns fatores podem influenciar no aparecimento dos sintomas, dentre eles estão: idade acima de 40 anos, falta de exercícios físicos e alongamentos, excesso de peso, esforço inadequado, alterações emocionais e algumas doenças que podem causar esta dor.
✔A dor pode ser leve ou intensa, mecânica (aos movimentos) ou inflamatória (geralmente no repouso), aguda ou crônica.
✔Pode ter origem no sistema musculoesquelético como também pode ter origem em outros órgãos e se irradiar para as costas.
Entre as principais causas da limitação da movimentação e da dor nas costas de origem musculoesquelética estão: prática inadequada de atividade física, sedentarismo, obesidade, má postura, hérnia de disco (ciatalgia), osteoartrite (desgaste na coluna, também conhecida por “bico de papagaio”), espondiloartropatias (doenças inflamatórias da coluna), espondilolistese (escorregamento das vértebras), desvios na coluna como lordose, escoliose e cifose, osteomielite (infecções nos ossos), contraturas musculares, tumores ósseos e fraturas.
Muitos distúrbios intra-abdominais e/ou torácicos também podem causar dor referida nas costas, entre eles: infarto agudo do miocárdio, pneumonia, tumores, apendicite, cálculo renal, pedra na vesícula, infecções da bexiga, endometriose, alterações ovarianas, torção testicular, dentre outras.
Como prevenção da dorsalgia devemos manter o peso adequado, praticar atividade física e realizar os alongamentos rotineiramente respeitando os limites individuais e manter uma postura adequada no dia a dia.
O tratamento para dor nas costas pode ser feito através de correções posturais, reforço muscular, alongamento, aplicação de frio ou calor local (dependendo da causa) e quando necessário, o uso de algum medicamento local e/ou sistêmico.
É importante procurar ajuda médica para descobrir a causa da dor. Evite a auto medicação. O médico reumatologista é um dos especialistas apto para avaliar e orientar nesta situação tão diversa (por vezes complexa) que é a dor nas costas!

Vinicius Barbetta Narcisio – Médico- Reumatologista, membro SCR
CRM 11.855

Parte superior do formulário

 

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas