Glossário da reumatologia

Glossário da reumatologia

Revisado por: - Reumatologista - CRM SC 4120 Reumatologia e Medicina Interna RQE Reumatologia 4513 RQE Medicina Interna 6737
Publicado em 05/01/2019Notícias

glossario-da-reumatologia

A reumatologia é uma especialidade médica que visa tratar ou prevenir as doenças que acometem articulações, ossos, músculos, tendões e ligamentos.

Por se tratar de uma área ainda pouco conhecida, muitas pessoas acabam procurando outros profissionais para tratar suas doenças, o que pode acarretar na demora do diagnóstico adequado e implicar que os resultados finais sejam menos satisfatórios.

Para ampliar o conhecimento acerca da reumatologia, desenvolvemos esse glossário que elucida termos importantes para a área. Confira!

Glossário da reumatologia: 

Articulação

Trata-se da conexão entre os ossos do esqueleto que permite que a pessoa realize os movimentos de extensão e flexão, rotação, inclinação lateral e circundução rotação.A articulação é coberta por uma delgada cartilagem, rodeada por uma cápsula de tecido conjuntivo e, internamente, composta por um líquido que garante que toda a movimentação flua.

Artrites

É o nome dado a qualquer tipo de inflamação que afeta a articulação. Tratada pela reumatologia, ela pode ser crônica ou aguda, causada por algum trauma local ou, ainda, originar de outras doenças, como reumatismo agudo, gota e psoríase. Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), cerca de 10% dos homens e 15% das mulheres possuem algum tipo de artrite no mundo.  

Calcificação

Calcificação é quando ocorre um grande depósito de cálcio nos tecidos moles, fazendo com que eles fiquem mais rígidos. Ela pode ser classificada como normal, que é quando afeta principalmente o tecido ósseo, e patológica, quando esse depósito de sais ocorre em locais considerados incomuns, como artérias e cartilagens.

Doença de Paget

Também conhecida como osteíte deformante, a doença de Paget é um distúrbio crônico do esqueleto que, devido a um hipermetabolismo, faz com que os ossos cresçam mais do que o normal. Assim, além da sua expansão, faz com que os ossos fiquem mais frágeis, aumentando os casos de dor, fraturas, deformidades ou compressão de estruturas nervosas e vasculares.

Doenças reumáticas/reumatismo

Popularmente conhecidas como reumatismo, as doenças reumáticas representam o conjunto de distúrbios que acometem o aparelho locomotor, ou seja, articulações, ossos, músculos, cartilagens, ligamentos e tendões. Dentre essas doenças, as mais comuns são: artrose, fibromialgia, osteoporose e artrite reumatoide.

Esclerodermia

Esclerodermia é uma doença cutânea crônica considerada rara que afeta o tecido conjuntivo, responsável por sustentar os órgãos e preencher os espaços entre eles. Essa doença se caracteriza pelo endurecimento e espessamento das camadas profundas da pele, o que pode ser percebido pela rigidez ao toque e dificuldade de preguear a pele. Além da pele, pode comprometer órgãos internos como o trato digestório, o coração,pulmão e  os rins.

Espondilite anquilosante

Trata-se de uma doença crônica de origem autoimune que se caracteriza pela inflamação na coluna vertebral e das grandes articulações, como quadril e ombros. Com o tempo, pode evoluir para rigidez e limitação progressiva da coluna.

F

Fibromialgia

A fibromialgia é uma síndrome clínica que se manifesta como dores constantes no corpo, fadiga e distúrbios do sono. Segundo a Sociedade Brasileira de Reumatologia, trata-se de um problema muito comum, sendo responsável por até 15% dos motivos que levam as pessoas a procurarem um reumatologista

O

Osteoporose

A osteoporose é uma condição clínica que se caracteriza pela diminuição da massa óssea, tornando os ossos muito mais frágeis e sujeitos a fraturas. Ela pode acometer pessoas de qualquer idade e sexo, porém é mais comum em mulheres após a menopausa, devido à alterações hormonais desse período. Essa doença é silenciosa.  

Periartrite

É o nome dado à inflamação dos tecidos que envolvem articulações, como tendões, ligamentos e bolsas serosas. A periartrite, que é uma das doenças tratada pela reumatologia, pode causar dor e, dependendo do nível do problema, levar a limitações nos movimentos.

Gostaria de aprender mais sobre algum tema específico da reumatologia? Envie sua sugestão pelo formulário de contato ou envie uma mensagem no Facebook da SCR. Aproveite para navegar por nosso site e conhecer mais sobre as doençasque podem ser prevenidas ou tratadas pela reumatologia.

Material revisado por:
- Reumatologista - CRM SC 4120 Reumatologia e Medicina Interna RQE Reumatologia 4513 RQE Medicina Interna 6737

Graduação em Medicina pela UFSC - 1985 Residência em Medicina Interna pelo Hospital do Servidor Público Municipal de SP - 1987 Residência em Reumatologia pelo Hospital Heliópolis-INAMPS São Paulo - 1990 Mestre em Medicina Interna pela Universidade Federal do Paraná -1997 Doutora em Ciências Médicas pela Universidade Federal de Santa Catarina -2012 Titulo de Especialista pela SBR- 1995

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas