Qual a relação entre Psoríase e Reumatismo?

Qual a relação entre Psoríase e Reumatismo?


Publicado em 07/10/2019Notícias

qual-a-relacao-entre-psoriase-e-reumatismo

 

A Psoríase é uma doença crônica da pele caracterizada por placas avermelhadas e descamativas que podem acometer várias partes do corpo com predileção pelo couro cabeludo, cotovelos e joelhos. Já a Artrite Psoriásica (AP) é um tipo de reumatismo inflamatório que acompanha algo em torno de 20-30% dos indivíduos com psoríase. Geralmente a doença da pela precede ou acompanha as manifestações articulares, raramente o inverso.

Quanto ao quadro clínico, os sintomas da AP podem ser bem variados, podendo ocasionar inflamação das pequenas e grandes articulações do corpo (artrite das mão, pés, joelhos, tornozelos, etc.), dos ligamentos da coluna (com dor lombar e/ou cervical), das enteses (inflamações dos tendões) e dos dedos (dactilite ou dedos em salsicha). Um outro aspecto clinico relevante é a possibilidade do comprometimento unguel. A AP pode causar inflamação nas unhas gerando deformidades e descolamento do leito (muito confundido com micose). O diagnóstico de AP é feito com o somatório dos dados clínicos (sintomas relatados pelo paciente), associados aos achados nos exames de sangue (pesquisa de inflamação) e de imagem (comprovação da artrite, entesite  e/ou dactilite). O diagnóstico precoce é de suma importância, pois atualmente há inúmeras opções de tratamento para controlar a dor e a inflamação prevenindo, com isso, o dano articular (deformidade) que pode ser permanente.

Então, se você tem psoríase (ou historia familiar para tal) e tem sentido de forma constante dor nas costas ou nas articulações lembre-se: há um reumatismo que pode acompanhar os paciente com psoríase, a ARTRITE PSORIASICA!

Leia mais sobre Artrite Psoriásica no site da Sociedade Catarinense de Reumatologia no endereço eletrônico:  https://screumatologia.com.br/cartilhas/

Dra. Fernanda Manente Milanez

CRM- SC 16.281 – RQE 8.181

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas