Quem tem gota pode se deliciar com aquele camarão com cerveja no verão???

Quem tem gota pode se deliciar com aquele camarão com cerveja no verão???


Publicado em 24/01/2020Notícias

quem-tem-gota-pode-se-deliciar-com-aquele-camarao-com-cerveja-no-verao

Depende!
A gota é uma forma de artrite causada pelo depósito de cristais de ácido úrico. Uma parte do excesso de ácido úrico realmente pode vir da dieta. Alimentos ricos em “purinas” geram mais ácido úrico. Mas a maior parte do ácido úrico vem do nosso próprio metabolismo.
Por isso, uma alimentação controlada ajuda quem tem gota, mas em quase todos os casos o uso de medicamentos é realmente necessário.
Então, se o paciente com gota faz o acompanhamento médico correto, está com o tratamento em dia e a doença está bem controlada, a dieta não é totalmente restritiva e pode-se até permitir o “camarão com cerveja” na praia, desde que sempre com moderação!
A dieta balanceada, para os pacientes de gota, tem como objetivos:
-Perder peso: a diminuição de peso é capaz de reduzir os níveis de ácido úrico.
-Beber muita água: estar sempre bem hidratado ajuda a solubilizar e eliminar os cristais de ácido úrico.
– Não ter a carne vermelha ou miúdos como principal fonte de proteína, pois têm altos níveis de purina. No dia-a-dia, prefira carnes magras de ave.
E os frutos do mar? Alguns tipos, como mariscos e camarões, e peixes como anchovas, sardinhas e atum são ricos em purinas. Eles não necessitam ser eliminados da dieta no paciente com gota controlada (principalmente os peixes, que são parte de uma alimentação saudável), mas deve-se manter moderação em seu consumo. Uma ingesta de grande quantidade em pouco tempo pode desequilibrar a doença e causar dor.
-Evitar bebidas alcoólicas: o álcool em geral, mas principalmente a cerveja, aumenta o ácido úrico. O paciente que ainda tem crises de gota deve evitar o consumo de qualquer bebida alcoolica, principalmente a cerveja. Se a doença estiver bem controlada, o médico poderá avaliar se o consumo com moderação pode ser liberado.
Lembre-se que bons hábitos alimentares são importantes e necessários para a saúde de qualquer pessoa! Mas o paciente com gota, além disso, precisa estar em acompanhamento para saber se sua doença está controlada ou se está em risco de novas crises. Além da dor, cada crise leva a dano na articulação, que pode ser permanente. Mas com a doença bem controlada, as crises desaparecem completamente!

Dra Bárbara Janke Pretto
CRM/SC 8569 – RQE 5123
Médica reumatologista, membro da Sociedade Catarinense de Reumatologia
www.screumatologia.com.br

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas