Você já ouviu falar em OSTEOARTRITE? Não?? Mas em artrose, já!!??

Você já ouviu falar em OSTEOARTRITE? Não?? Mas em artrose, já!!??


Publicado em 04/10/2019Notícias

voce-ja-ouviu-falar-em-osteoartrite-nao-mas-em-artrose-ja

 

O nome correto é osteoartrite e vamos esclarecer um pouquinho sobre a doença
A osteoartrite é a mais comum da doenças reumatológicas. Antigamente era chamada de artrose, pois se achava que o processo era somente degenerativo. Hoje sabemos que há também inflamação associada e a denominação estabelecida foi de Osteoartrite.
Ela pode afetar pessoas de diferentes idades, mas sua maior incidência é por voltar dos 65 anos e tem como principiais fatores de risco: sobrepeso, lesão articular prévia (principalmente após traumas, entorses), excesso de uso da articulação, fraqueza muscular (baixa massa muscular) e também genéticos.
Os sintomas vão depender da articulação afetada e também do grau de evolução da doença. Os mais comuns são dor e rigidez, principalmente pela manhã, ao levantar ou após repouso. Podem ocorre ainda inchaço, limitação e crepitação (“rangido”) da articulação.
As articulações mais frequentemente acometidas são: quadris, joelhos, dedos das mãos e dos pés (joanetes).
Ela pode afetar a mobilidade, levando ao sedentarismo e assim aumentar o risco de problemas cardiovasculares, diabetes, bem como facilitar quedas e consequentemente levar a fraturas.
Sendo assim, é de suma importância seu diagnóstico e tratamento, a fim de evitar que o dano articular progrida, bem como a dor e demais fatores relacionados a doença.
O médico reumatologista é o clinico habilitado a avaliar e investigar as dores articulares e estabelecido o diagnóstico, indicar o tratamento correto.
Fonte: www.arthritis.org

Barbara Janke Pretto – Médica Reumatologista
CRM 8569 RQE 5123

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas