Você já ouviu falar no exame de Capilaroscopia Periungueal?

Você já ouviu falar no exame de Capilaroscopia Periungueal?


Publicado em 30/06/2020Notícias

voce-ja-ouviu-falar-no-exame-de-capilaroscopia-periungueal

O exame chamado de Capilaroscopia Periungueal avalia a circulação dos vasos muito pequenos (microcirculação), que são visualizados através da utilização de um microscópio especial. Os vasos sanguíneos de cada um dos dedos das mãos, na região do entorno da cutícula, são analisados através desse equipamento. A principal utilização do exame é descobrir se o sintoma do fenômeno de Raynaud se deve a uma doença autoimune (reumatismo) ou não.

Mas, o que é esse fenômeno? No fenômeno de Raynaud, a pessoa nota um arroxeamento, palidez e/ou vermelhidão nos dedos das mãos, dos pés, nariz ou orelhas, geralmente quando está exposta ao frio ou a emoções fortes. A maior parte das pessoas que tem esse sintoma, tem o que chamamos de Doença de Raynaud. Nesta doença, pode haver um incômodo nos momentos das crises e pode ser até necessário um tratamento para alívio, mas, de modo geral, não há complicações mais sérias.

Todavia, algumas vezes, a presença do Raynaud pode estar associada à Esclerose Sistêmica ou a outras doenças autoimunes. Neste caso, é possível haver complicações e outros tratamentos podem se fazer necessários.

O exame é fundamental para diferenciar entre essas duas situações, contribuindo dessa forma, para o diagnóstico precoce das doenças reumáticas, e consequentemente para um tratamento mais direcionado e com maiores chances de sucesso.

Dra Sonia Cristina de Magalhães Souza Fialho
CRM/SC 13062 RQE 8795
Médica reumatologista, membro da Sociedade Catarinense de Reumatologia

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas