O Fenômeno de Raynaud é uma condição que afeta o fluxo sanguíneo das extremidades (mãos e pés principalmente). É uma resposta exagerada dos vasos sanguíneos a exposição ao frio (que pode ser desde leve, como entrar em ambiente com ar-condicionado, lavar as mãos em água fria, até exposição a baixas temperaturas), que acaba por levar a uma diminuição do fluxo sanguíneo para a região afetada.
Com isso, dedos das mãos, dos pés, nariz, lábios, orelhas, e até a língua, podem apresentar dor, e alteração da coloração (pela falta do fluxo sanguíneo). Classicamente, ficam pálidos primeiramente, depois cianóticos (roxos) e por fim vermelhos, que é quando o sangue volta a circular.
O Fenômeno de Raynaud pode não ter uma causa definida, ou não estar associado a nenhuma outra doença, e nesse caso, é chamado PRIMÁRIO. A maior parte dos pacientes, apresenta o fenômeno primário, que pode ocorrer em qualquer idade, mas principalmente antes dos 30 anos. Em geral são indivíduos que moram em locais bastante frios e principalmente do sexo feminino.
Já o Fenômeno de Raynaud SECUNDÁRIO não é tão frequente e geralmente é mais exuberante. Ele pode estar associado ao uso de medicamentos e também a exposição ocupacional de equipamentos vibratórios (como britadeiras, por exemplo). Ele também pode ser sintoma de algumas doenças, muitas delas da área reumatológica, como Lúpus Eritematoso Sistêmico e Esclerose Sistêmica.
O médico reumatologista é o especialista que está habilitado a identificar e investigar o Fenômeno de Raynaud, bem como estabelecer sua causa e tratamento.
Fonte: www.artrhitis.org
Barbara Janke Pretto – Médica Reumatologista
CRM 8569 RQE 5123