Você sabe o que os “reumatismos” têm a ver com o carnaval?

Você sabe o que os “reumatismos” têm a ver com o carnaval?


Publicado em 23/02/2020Notícias

voce-sabe-o-que-os-reumatismos-tem-a-ver-com-o-carnaval

Diversas campanhas são lançadas no carnaval para prevenção das ISTs (Infecções Sexualmente Transmissíveis). Algumas destas ISTs podem ser causadoras de diferentes tipos de artrite, como por exemplo:

● Gonorréia: infecção sexualmente transmissível muito comum. Em até 3% dos casos a doença tem a forma disseminada. Nesta forma, os sintomas clássicos de secreção vaginal/peniana e ardência para urinar podem ser muito leves e passarem despercebidos, e a doença se manifestar com febre, lesões de pele disseminadas, artrites e tendinites (vermelhidão, calor e aumento de volume das articulações – joelhos, tornozelos – e de tendões). O tratamento se baseia em uso de antibióticos de forma mais prolongada do que na infecção genital (cerca de duas semanas de tratamento)!
● Chlamydia: outra IST comum, com alta prevalência de casos não diagnosticados porque a maioria dos portadores é assintomática. Quando presentes, os sintomas incluem: ardência para urinar, corrimento amarelado e dores durante a relação sexual. Até 15% dos pacientes irão desenvolver a chamada artrite reativa, que aparece até 4 semanas após a exposição sexual. Geralmente causa artrite em grandes articulações (como joelhos e tornozelos, que ficam inchados, com dor e calor no local), mas pode se apresentar também em articulações menores. O paciente ainda pode ter conjuntivite e algumas lesões na pele. Essa forma de artrite pode melhorar espontaneamente em algumas semanas, mas cerca de 15% dos casos se tornam crônicos, exigindo tratamento para toda a vida!
● Outras ISTs como a sífilis, HIV e Hepatite B e C também podem se manifestar com sintomas músculo-esqueléticos.
● Importante lembrar que o sexo oral é também uma forma de transmissão de gonorreia, Chlamydia e sífilis.

Neste carnaval e em qualquer época, se fizer sexo faça seguro! Hoje em dia fala-se muito no uso de medicamentos para prevenir o HIV, mas só a camisinha reduz a chance de se infectar com gonorreia, sífilis e Chlamydia. Na relação sexual em qualquer via, este é o único meio de se proteger contra esses vilões que, como agora você sabe, podem causar danos muito extensos à sua saúde!

Dra Andressa Miozzo Soares
Médica reumatologista, membro da Sociedade Catarinense de Reumatologia
CRM/SC 19011 – RQE 14744

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas