Quais partes do corpo as doenças reumáticas podem afetar?

Quais partes do corpo as doenças reumáticas podem afetar?


Publicado em 31/07/2019 - Atualizado 05/08/2019Desvendando mitos

quais-partes-do-corpo-as-doencas-reumaticas-podem-afetar

Quando pensamos em reumatismo, a primeira coisa que pode vir à cabeça são dores nas articulações. Isso acontece pois dores, inchaços e travamentos nas juntas são sintomas bem conhecidos da população que sofre com reumatismo, e geralmente são os sintomas mais comuns e os primeiros a se manifestarem na artrite reumatoide, na osteoartrite e em tantas outras doenças reumáticas

 

Apesar de afetar, principalmente, as articulações, outras partes do corpo também podem ser acometidas, já que existem mais de 120 tipos de doenças reumáticas. Para falar mais sobre o assunto, convidamos a Dra. Izabela Guimarães, membro da SCR, que explica quais dessas doenças podem afetar outras partes do corpo e quais áreas podem ser afetadas, além de alertar para a importância de ficar atento aos primeiros sintomas.

Como as doenças reumáticas se manifestam no corpo?

 

Dentre as partes do corpo que podem ser afetadas, elencamos as principais e explicamos quais são as doenças mais comuns por causar essas alterações. Confira!

Pele

 

Se excluirmos as articulações, a pele é uma das partes do corpo mais atingidas pelas doenças reumáticas. O lúpus, uma doença autoimune, é a principal complicação que afeta a pele. A Dra. Izabela explica que podem surgir lesões inflamatórias que pioram com a exposição solar, como a característica “asa de borboleta” na face, provocada pelo lúpus eritematoso sistêmico. 

 

Ela destaca que a doença ainda pode ser mais grave: “Os pacientes também podem apresentar lesões de pele disseminadas no corpo e no couro cabeludo, deixando áreas completamente sem cabelos.”

 

Outras doenças reumatológicas também podem inflamar a pele, como a Síndrome de Sjögren, a doença mista do tecido conjuntivo e a esclerose sistêmica. A psoríase, ainda, causa lesões de pele avermelhadas e descamativas e pode ser uma manifestação inicial da artrite.

Olhos

 

Inflamações nos olhos e sensação de olho seco também são importantes manifestações de doenças reumatológicas e não devem passar despercebidas, pois podem levar a lesões graves e com perda de visão se não tratadas a tempo. Dentre as doenças que acometem os olhos, podemos citar a artrite reumatoide, as espondiloartrites e a Síndrome de Sjögren.

 

Pulmão

 

A artrite reumatoide é uma doença autoimune que acomete as articulações mas pode também afetar órgãos importantes como o pulmão. Segundo a Dra. Izabela, o paciente pode ter sérias complicações: “O acometimento pulmonar pode se manifestar com falta de ar ou tosse crônica e ainda comprometer o funcionamento do órgão”, explica.  Além da artrite reumatoide, doenças como a esclerose sistêmica e até mesmo o lúpus podem afetar os pulmões.

Sistema digestivo

 

No sistema digestivo, doenças reumáticas podem deixar a boca seca, com dificuldade de engolir alimentos sem a ajuda da água, como é frequente na Síndrome de Sjogren.. Sintomas de refluxo ou de que a comida fica parada no esôfago também podem ser de causa reumatológica, tendo como causa a esclerose sistêmica ou esclerodermia. A Dra. Izabela cita outras doenças que podem ter sintomas gastrointestinais:: “São as espondiloartrites, doenças que além de acometer as juntas, podem estar associados a quadros de diarreia crônica e inflamação intestinal, além de afetar, com frequência elevada,  a coluna vertebral, causando dores crônicas na região lombar.”

Rins

 

Mais um dos órgãos que pode ser afetado pelas doenças reumáticas, os rins correm o risco de perder suas funções se o reumatismo não for tratado. “As glomerulonefrites – inflamações nos rins que levam a perda de proteínas e aumento da pressão arterial – podem ser manifestações graves das doenças reumatológicas (como por exemplo no lúpus eritematoso sistêmico) e devem sempre ser investigadas para iniciar o tratamento e evitar a perda desses órgãos vitais”, alerta a Dra. Izabela. 

Quais sintomas podem indicar a presença de doenças reumatológicas? 

Sintomas e sinais, muitas vezes inespecíficos, podem indicar que algo não está certo e que o paciente desenvolveu uma doença reumatológica. Dentre eles, podemos destacar:

 

  • anemia crônica;
  • febre diária de longa duração;
  • surgimento de ínguas pelo corpo;
  • cansaço inexplicado.

 

Ao menor sinal, é importante se consultar com um reumatologista para um diagnóstico precoce e correto, aumentando a chance  de tratamento eficaz, garantindo que o paciente tenha menos complicações e possa levar uma vida com qualidade.

 

Segundo a Dra. Izabela, “Os diagnóstico e tratamento precoces podem evitar o agravamento da doença e as sequelas futuras, como deformidades articulares e acometimento de órgãos essenciais para a vida.”, finaliza.

 

Gostou do conteúdo? Que tal compartilhar em suas redes sociais e ajudar na conscientização?

Cartilhas

As doenças reumáticas têm maior sucesso no tratamento quanto mais cedo forem diagnosticadas. Para isso, é importante estar alerta aos fatores de risco e sintomas das principais doenças.

Ver cartilhas
cartilhas